PERMESSO DI

SOGGIORNO

 É fácil.

Para solicitar a permissão de residência, deve-se procurar uma agência de correios, a Poste Italiana, que faça a solicitação do permesso di soggiorno. Na Poste, você pede um kit, que é um envelope com os formulários a ser preenchidos e a lista da documentação necessária para solicitar a permissão de residência.

 

Parece meio complicado? Na verdade, é. Principalmente se for a primeira vez que você faz esse procedimento, e principalmente se você não fala italiano.

 

Isso porque nas agências de correios, a maioria dos funcionários não fala inglês ou não vai ter muita paciência pra tentar entender os seus gestos ao tentar se comunicar em português.

 

Após o preenchimento dos formulários e compilaçao dos documentos necessários, deve-se comprar um selo, chamado bollo, e enviar tudo via correios para a Questura, a polícia Italiana responsável pela emissao do permesso di soggiorno. 

 

Existe um custo fixo para a obtençao desse visto. O kit custa cerca de €130 e o selo custa €16.

A Questura fixará uma data para a entrevista, na qual o requerente apresenta os documentos originais, fotos 3x4 e faz a leitura das digitais. Após um prazo determinado pela Questura, você irá receber um cartao, que passa a ser o seu documento oficial Italiano (nao confunda o permesso com a carta di identitá, sao duas coisas diferentes).

 

Com a Cia Italiana, você tem assessoria detalhada para fazer o permesso di soggiorno, desde a solicitaçao do kit, pagamento, preenchimento dos formulários, compra do selo para envio e comparecimento à Questura no dia da entrevista. Sem stress e frustração.